sábado, 30 de agosto de 2014

Mina R (FEB), bom livro

Do livro “Mina R”, de Roberto de Mello e Souza, uma pequena idéia de uma tarde de trabalho do veterano Rubens de Stéfani, um dos seis jaboticabalenses na Segunda Guerra Mundial, com a Força Expedicionária Brasileira no Norte da Itália entre 1944 e 1945.

“(...) Então foi tirando as minas com muito cuidado e quando olhou, uma delas estava sem a borboletinha do pino de segurança e o percussor estava livre e pronto para descer. Tirou a mina com muita delicadeza e foi levantando devagarzinho, foi levantando devagarzinho esticando o braço para cima do barranco, esticando, esticando, deu um impulsinho de leve jogando a mina e ela explodiu no ar a um metro ou menos de sua mão e ele enfiou de novo a mão na terra e seus dedos tocaram um cilindrozinho de metal e o corpo todo acusou e endureceu porque aquilo era um ‘booby-trap’.
Com dedos de pena, percorreu bem de mansinho o detonador reconhecendo o ZZ35 e procurou a cabeça do percussor (...) então foi desatarraxando o detonador devagarinho até ele soltar de todo (...).
Uma das armadilhas estava liquidada. Tinha feito o trabalho com muita precisão e estava satisfeito. Se tivesse deslocado a mina coisa de um centímetro ou menos, o detonadorzinho tinha arrebentado e com ele as 12 libras de TNT que davam para inutilizar um tanque de guerra.”

Para adquirir o livro, o link abaixo pode ajudar.

http://loja.sentandoapua.com.br/mina-r.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário